domingo, 2 de dezembro de 2007

Eu s2 Bike!

Em um texto anterior, eu questionei o nosso poder de “escolha” na sociedade que nos encontramos. Participar da bicicletada e usar a bicicleta como meio de transporte me fez vivenciar pontos dessa questão. Tudo começou antes da ida para a bicicletada. Imagine: uma mocinha indefesa, sozinha de bicicleta no meio do trânsito desorganizado de Mossoró. Fiquei cansada de ouvir tanto “cuidado!”, “é perigoso!” de todos de casa, minha mãe e minha avó querendo me impressionar falando de acidentes etc. Mas no final, elas só me deram mais razões para ir. Queria ir pra bicicletada justamente para protestar esse “risco” (lembrando ser a bicicletada um movimento para criar condições favoráveis para os ciclistas no trânsito).
Perguntar-me o porquê de ser tão perigoso andar de bicicleta se ela possui o seu espaço no trânsito, segundo a lei, e ver que na prática as ruas parecem ser somente para os carros, pode-se observar a valorização do transporte privado que conseguiu se infiltrar na nossa cultura ao longo de vários anos, desde que surgiram. Os menininhos vão ganhando carrinhos, fiz 18 anos e maioria das pessoas que chegavam pra mim, diziam: “Agora pode dirigir, hein?! Vai tirar a carteira?!”. O carro se encontra no pacote da felicidade hoje, nos sonhos, metas, nos prêmios, você pode provar seu status de acordo com o carro que possui. Se você vê tal pessoa com um carrão já se pode dizer que ela está “bem de vida” já o contrário... Já vi até de como fazem as propagandas de carros e os publicitários sempre destacam o design, a aparência do carro. Engraçado foi o rumo que tomou um tópico de uma comunidade do orkut (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspxcmm=574137&tid=2560351239208043832&kw=carro&na=4&nst=11&nid=574137-2560351239208043832-2561012464436274790), na discussão se começou a falar de carros antigos e tocaram num ponto interessante: Os carros atuais são projetados para serem mais velozes, potentes, maiores, mas, em conseqüência disso, também são adaptados para absolver impactos por causa dos acidentes. É um dos pontos gosto de tocar: o culto à velocidade sem necessidade. Um dia vi no Globo Esporte (onde mais seria?!), chocada: O Rubinho Barrichello, mostrando seu filho e perguntando a ele: “Você gosta de andar devagar ou ‘no pau’?” (note o vocabulário rico que ele usa com o filho), e a pobre criança que mal sabia falar, respondeu: “o pau”. Com toda essa cultura e costumes ocorre o desrespeito, tanto entre os que tem carro ou não tem.

Sociedade do Automóvel

É bem fácil ouvir palavras como “SAIII DO MEEEEEEI!!! Quer morrer?!”, “Esse otário num sai do lugar!”. Por isso o risco de andar de bicicleta, muitos julgam que ela não pode fazer parte do trânsito, mandam a gente ir pra calçada, reclamam de atrapalhar. Acontece que muitos, mas muitos mesmo não sabem ou se esqueceram das lições da auto-escola de que segundo as leis de trânsito a bicicleta é considerada um meio de transporte, com direitos e deveres, pena é que nem os direitos e nem os deveres são seguidos. Vou para bicicletada porque considero necessário que a sociedade repense o modo como funciona o trânsito e de como ele pode influenciar na nossa vida e ambiente. Sou defensora extremista da bicicleta (apesar de na prática não poder usufruir muito dela), pois andando nela posso ter contado direto com o ambiente, através dela percebo as belezas e defeitos de minha cidade, me faz me aproximar deles e me sentir responsável por eles, não tem como ignorar o rio que está poluído e fedendo, aquele terreno cheio de lixo, mas também daquela casinha escondida que nunca vi, das pessoas, é incrível como você se sente mais integrado na cidade do que se você estivesse na bolha isoladora chamada carro, com película, ar, e uma trilha sonora chinfrim. Na bicicleta é minha força, meu ritmo, meu equilíbrio, minha atenção. Quando subo nela, não é preciso ligar motor, é apenas o meu motor, não ouso barulho, não há fumaça (e se tocar nessa questão da fumaça para o meio ambiente então...), isso sim é libertador. Ela é silenciosa, pacífica, pacífica para o meio ambiente, pacífica para a cidade, para as outras pessoas e para mim (ajudando até na condição física!). Peguei a mania de observar as pessoas que andam de bicicleta, elas me despertam muito mais admiração e orgulho do que o indivíduo que anda de Hilux ou qualquer carrozinho luxuoso. Viva a bike!!!











Já haviam inventado o transporte perfeito e não perceberam.


As fotos também são de minha autoria! =D

4 comentários:

Patrick disse...

Eu fui recentemente a um médico em Natal e comentei que uma das minhas escassas atividades físicas é ir ao trabalho de bicicleta três vezes por semana. Como ele conhece o nosso trânsito, me censurou fortemente. Mas eu não desisti :-).

Camila de Araújo Carrilho disse...

Não desista! =D Se fosse em Natal ou Fortaleza iam censurar mais ainda, as pessoas deviam variar mais, não usar apenas o carro, muitos deixam de saber ir no outro quarteirão sem um carro!

Unknown disse...

censura?

Pedalando & Olhando disse...

Camila... usei sua imagem deste post em um dos meus próprios posts ... Concordo com tudo que vc disse. Mas acho que transformações sociais radicais como o uso ostensivo das bikes só surgirão da imposição pela necessidade. Muitos ainda acham que vivemos em um lugar mítico onde as ruas de borracha irão alargar-se indefinidamente pra aceitar todos os carros que pudermos fabricar. Acho que um dia, o poder público perceberá que precisará mesmo taxar ostensivamente o USO do carro para ter dinheiro para manter ruas, implantar ciclovias, conservar o meio ambiente. Então, e só então, motivado pela corrupção que tanto dinheiro assim traria, eles vão implantar a taxa e exigir que cada motorista pague para usar o proprio carro. Só assim, a bicicleta vai virar uma grande vantagem. Só assim o ônibus será uma grande necessidade. Só assim avançaremos!